O CEAUP e a FGS voltam a assumir o desafio e surge o projeto “Sinergias ED: Sinergias ED: consolidar o diálogo entre investigação e ação na ED em Portugal, no sentido maior de reforçar a qualidade de intervenção em Educação para o Desenvolvimento em Portugal (Objetivo Geral) e no percurso exigente de consolidar o diálogo entre ação e investigação em Educação para o Desenvolvimento (Objetivo Específico) entre investigadores/as e agentes de intervenção no terreno, entre IES e OSC, a partir das várias ligações que já foram criadas e fortalecidas anteriormente.

Procurando responder à necessidade crescente de ligação entre investigação e ação neste campo, o projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação-ação na ED em Portugal tem como objetivo geral promover a valorização da ED em Portugal e a qualidade da sua intervenção.

Na área da Cooperação para o Desenvolvimento, o CEAUP ONGD tem uma parceria com a Effective Intervention, ONGD da London School of Economics, para o apoio científico e pedagógico ao projeto ROPE – Raising Outcomes in Primary Education.

O projeto ROPE pressupõe a formação de professores e formadores guineenses de modo a garantir que as crianças alcancem as competências específicas em cada classe. O programa está voltado para a melhoria do nível básico de educação e o reforço das competências e conhecimentos pedagógicos dos professores.

O projeto “Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento (ED) em Portugal” tem como objetivo promover a qualidade de intervenção da Educação para o Desenvolvimento em Portugal. A primeira edição teve lugar entre 2013 e 2015 e esta nova etapa visa, especificamente, fortalecer e ampliar o trabalho já desenvolvido na ligação entre investigação e ação no campo da ED.

Apoio

Unidade I&D integrada no projeto com referência UID/HIS/0495/2016.

 

Contactos

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt