Critérios para publicação
- A Africana Studia só publica trabalhos inéditos.
- A Africana Studia aceita trabalhos científicos de qualquer área de investigação cuja temática seja África e sociedades africanas.
- Os trabalhos só poderão ser aceites em português, inglês ou francês.
- A Africana Studia é uma revista de acesso aberto que visa promover a divulgação e o debate da investigação científica. Todos os artigos aceitos são, portanto, publicados gratuitamente para autores e editores.
- Como revista de referência, as edições da Africana Studia são obrigatoriamente enviadas para o sistema de Bibliotecas Públicas Portuguesas (Biblioteca Nacional - Lisboa; BPMP - Porto; BUC, Coimbra).
Normas para apresentação de originais
- Os originais devem chegar no programa WORD para Windows ao seguinte endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Os originais devem vir acompanhados pela identificação do autor (nome, instituição e contactos)
- O corpo de letra deverá ser em fonte Arial ou Times New Roman. Tamanho: 12 pontos para o corpo do texto e 10 pontos para as notas. Espaço entre linhas: 1,5.
- As imagens (mapas, quadros, figuras, fotografias, etc.) devem ser numeradas de 01 em diante. A localização de cada imagem no texto deve ser indicada pelo autor. As imagens devem ser entregues em ficheiros individuais (com a extensão XLS para ficheiros Excel ou JPEG, TIFF ou EPS). As imagens devem ter no mínimo 10 x 6 cm com 1200 x 800 pixel (300 dpi).
- Os artigos terão no máximo 50.000 caracteres, incluindo espaços, notas e bibliografia (não serão contadas as imagens).
- Cada artigo será acompanhado de resumos em duas línguas escolhidas do seguinte conjunto: português e/ou inglês e/ou francês e/ou árabe. Cada resumo não poderá ultrapassar um máximo de 1.000 caracteres do alfabeto latino. O resumo deverá incluir um conjunto de palavras-chave (máximo de quatro).
- As recensões não poderão exceder os 25.000 caracteres.
Normas de revisão e citação bibliográfica
- Os autores terão a possibilidade de rever provas dos seus trabalhos.
- Os autores comprometem-se a devolver as provas uma semana após o seu envio. Em caso de indisponibilidade, deverão declarar por escrito que prescindem dessa revisão de autor.
- As referências a autores, no texto, seguem a norma (autor, ano: página).
- Exemplo: (Rodrigues, 2000: 15)
- Se houver uma referência a um mesmo autor no mesmo ano, este deve ser acrescido de uma letra minúscula.
- Ex: (Rodrigues, 2000a: 15).
- Se a referência citada for de vários autores ficará:
- (Rodrigues et al., 2000: 15).
- As transcrições deverão ser em itálico, assim como quaisquer vocábulos em língua estrangeira.
- As notas de rodapé e outras deverão limitar-se a informações complementares de interesse substantivo, não ultrapassando cinco linhas em corpo 10.
- A lista das Referências Bibliográficas será colocada no fim do artigo e deverá conter apenas as referências introduzidas no texto, listando-as por ordem alfabética e por ordem cronológica crescente quando forem do mesmo autor.
- A bibliografia deve seguir os seguintes exemplos:
- Livros: Rodrigues, Carlos (2001), Os novos poderes em África, Porto: Campo das Letras.
- Colectâneas: Rodrigues, Carlos, Matos, A. e Silva, António, orgs. (2002), Os novos poderes em África, Porto: Campo das Letras.
- Artigos em revistas: Rodrigues, Carlos (2001), Os novos poderes em África, Africana Studia, nº (ou vol.) 8, págs. 12 a 35.
- Artigos/capítulos em colectâneas: Matos, A. (2002), Os novos políticos africanos. In: Rodrigues, Carlos, Matos, A. e Silva, António (orgs.), Os novos poderes em África, Porto: Campo das Letras.
- As traduções deverão indicar sempre que possível o ano da primeira publicação.
- Nas Referências Bibliográficas eletrónicas deverá indicar-se sempre o site/path, a data do artigo e a data da consulta
- Ex. Portal da Língua Portuguesa, 2011. Vocabulário ortográfico do português [Em linha]. [Consult.21mar.2012].
- Disponível em: http://portaldalinguaportuguesa.org
- As referências das fontes primárias deverão vir em notas de rodapé e começar pelo acrónimo do arquivo/instituição, seguindo-se as unidades de arquivo numa ordem do geral ao particular.
- Exemplo:
- AHU, maço 1665.1 – Governo de Angola, SNI, Nota nº 136, 02-01-1935
- Os acrónimos deverão ser desdobrados na lista das Referências Bibliográficas.
Após a publicação, os direitos de autor passam a ser pertença da Africana Studia.
As imagens, no caso de serem originais e enviadas por via postal, serão devolvidas se assim for explicitado pelos autores.