O primeiro número da revista Sinergias intitulado “Educação para o Desenvolvimento: conceitos e caminhos”, pretende uma aproximação ao(s) conceito(s) e caminho(s) da ED, através da apresentação e debate de modelos, características e práticas de ação. A partir de perspetivas interdisciplinares, convocadas por especialistas e experiências várias, são privilegiados diferentes olhares críticos.

Já se encontra disponível o terceiro número da Revista Científica Sinergias - Diálogos Educativos para a Transformação Social, desta feita dedicado à colaboração entre o Ensino Superior e a Sociedade Civil e cujo caderno principal apresenta seis estudos desenvolvidos colaborativamente entre algumas das Instituições de Ensino Superior (IES) e das Organizações da Sociedade Civil (OSC) associadas do projeto Sinergias ED.

O quinto número da revista Sinergias, intitulado “Cooperação e Educação para o Desenvolvimento: fronteiras certas e incertas”, propõe refletir sobre as diferentes relações entre a Educação para o Desenvolvimento e a Cooperação para o Desenvolvimento através de um dossier temático de artigos e duas entrevistas que nos trazem a opinião e a experiência de duas pessoas de diferentes geografias sobre esta matéria.

O oitavo número da revista Sinergias, intitulado “Questionamentos, reflexões e intervenções”, abre com um conjunto de cinco artigos que partem de práticas e experiências concretas e que nos interpelam sobre alternativas nos campos da educação para o desenvolvimento, da cidadania global e da transformação social. Destacamos o artigo de Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Rene Susa e o coletivo de arte/educação “Sinalizando rumo a futuros descoloniais” que nos questiona sobre a Casa construída pela Modernidade e nos oferece um diagnóstico possível das crises globais contemporâneas.

O nono número da revista Sinergias, intitulado “Saberes e Práticas de Cidadania para a Democracia”, oferece um conjunto de artigos, práticas, debates, entrevistas, publicações recentes, entre outros, dedicados a conhecimentos, práticas e aprendizagens essenciais para o exercício da Democracia e da Cidadania.

Apoio

Unidade I&D integrada no projeto com referência UID/HIS/00495/2019.

 

Contactos

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt