Apresentação

O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) é uma organização de investigação e cooperação multidisciplinar formada em 10 de Novembro de 1997. Reúne investigadores, docentes e estudantes de instituições nacionais e internacionais.

Inclui três campos de atividade:

  1. Uma Unidade de pesquisa financiada pela FCT desde 1999. Esta I&D abrange várias áreas científicas, sobretudo das ciências sociais e humanas, e desenvolve investigação teórica e aplicada sobre África.
  2. Uma sociedade científica que colabora com a FLUP na organização e lecionação de cursos em Estudos Africanos, promove o intercâmbio internacional entre docentes e organiza encontros académicos.
  3. Uma atividade de ONGD  direcionada para a elaboração e cooperação em projetos de desenvolvimento e de Educação para o Desenvolvimento, enquadrados em parcerias com instituições nacionais e internacionais operando em África.

O CEAUP publica regularmente a revista interdisciplinar Africana Studia, as séries monográficas “Estudos Africanos”, “Experiencias de África” e “CEAUP Series on Africa (eds. Peter Lang)”.

Apoio

Unidade I&D integrada no projeto com referência UID/HIS/00495/2019.

 

Contactos

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt