1. Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global

Este grupo de trabalho tem como foco a educação e o desenvolvimento no Sul Global, com particular incidência nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Através da sua atividade, pretende-se contribuir para uma agenda de investigação que responda a questões importantes dos debates sobre políticas internacionais em educação e cidadania global, desenvolvendo investigação no âmbito da Agenda do Desenvolvimento 2030.
No quadro do Objetivo de Desenvolvimento 4, a nossa investigação também se centra nas questões da Educação para a Cidadania Global na Europa, articuladas com alguns conceitos e práticas não-ocidentais influentes nesta área.

 

Quatro áreas principais estão em relevo:

1.1. Influências, transferências e recontextualização de ideias e práticas nas políticas educativas globais

Esta área tem como rationale a resposta às questões da influência, transferência e recontextualização das políticas educativas no âmbito dos processos de cooperação internacional, com foco nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (cooperação Norte-Norte, Sul-Sul). A investigação incide nos desequilíbrios da relação doador-recipiente, especialmente nos pequenos estados e em estados afetados por crises prolongadas. Pretende-se dar particular relevância também ao papel da sociedade civil, ao direito à educação e às problemáticas da privatização da educação em diferentes contextos.

 

1.2. Educação, conflito e construção da Paz

Esta área explora a relação entre educação, conflito e fragilidade, assim como o papel dos sistemas educativos na construção da paz e reconciliação. A investigação será conduzida em contextos afetados por conflitos com foco nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e noutros contextos em situação de conflito e pós-conflito. Também investiga como as abordagens de educação com sensibilidade aos conflitos foram integradas nas reformas educativas adotadas por estados afetados por crises.

 

1.3. Formação de professores, currículo e conhecimento endógeno

A investigação nesta área temática explora a formação e o desenvolvimento profissional de professores no quadro da cooperação, com foco nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Visa uma maior compreensão sobre a adequabilidade das intervenções da cooperação internacional na formação de professores (ex. ensino das línguas e ciências na África Lusófona). Procura ainda compreender como os modelos exportados se alinham com os sistemas educativos e o contexto local, tendo em conta os desafios atuais para a qualidade e equidade da educação no âmbito do ODS 4.

 

1.4. Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global

O objetivo desta temática é o de debater a complexidade do mundo em que vivemos e o papel que nós – enquanto indivíduos e sociedade – podemos desempenhar para transformar o mundo num lugar mais justo e sustentável para todos. Para este fim, outras vozes serão tidas em conta provenientes da África e da América Latina. A área temática centra-se no Projeto de Educação para o Desenvolvimento – Sinergias ED. Pretende-se fortalecer a ligação entre investigação e ação em ED em Portugal, no sentido de responder à escassa investigação em Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global (ED/ECG). Também é seu objetivo juntar dois mundos diferentes em torno das questões de ED/ECG.: a Academia e a Sociedade Civil.

Apoio

Unidade I&D integrada no projeto com referência UID/HIS/0495/2016.

 

Contactos

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt