Índice:
Introdução
01. Parte
Os sons da esfinge angolana
Ficção narrativa angolana
Visão satírica e humorística
A escola do real
02. Parte
Burguesismos
Quem me dera ser onda
Crónica de Um Mujimbo
1 Morto & Os Vivos (“De Um Comba”)
As personagens e a sua significação
Diogo versus Feijó
Carnaval da Vitória
As crianças – realização da utopia
A figura feminina
03. Parte
Torre de Babel ou Babel apaziguada – Notas de um estilo
Da página ao palco e à tela
Conclusão
Bibliografia
Anexo: Entrevista a Manuel Rui
|
Referência bibliográfica do livro: Exportação para EndNote, ProCite Exportação em Formato texto Se está registado importe |
OLIVEIRA, Marta de. 2008. Na(rra)ção satírica e humorística: Uma leitura da obra narrativa de Manuel Rui. Edited by L. Electrónicos. Porto: Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.
Da Introdução
Tal como o título aponta, pretende o presente trabalho investigar e problematizar a sátira social na obra narrativa do escritor angolano Manuel Rui. Objecto de análise que, apesar dos poucos estudos efectuados, tem assumido uma importância crescente na crítica literária.
As questões impõem-se à partida: como reunir a simbiose arbórea da obra narrativa de Manuel Rui? Como pautar linhas com sentido num tão vasto universo? Qual o caminho a seguir? Que passos desenharemos neste horizonte de na(rra)ção, por nós, pouco experimentada?
O repto a que acedemos é, então, o de encontrar uma realidade descrita e descritiva da sociedade, conhecer gentes, personagens, usos, costumes, hábitos, críticas e características.