1. Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global

Este grupo de trabalho tem como foco a educação e o desenvolvimento no Sul Global, com particular incidência nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Através da sua atividade, pretende-se contribuir para uma agenda de investigação que responda a questões importantes dos debates sobre políticas internacionais em educação e cidadania global, desenvolvendo investigação no âmbito da Agenda do Desenvolvimento 2030.
No quadro do Objetivo de Desenvolvimento 4, a nossa investigação também se centra nas questões da Educação para a Cidadania Global na Europa, articuladas com alguns conceitos e práticas não-ocidentais influentes nesta área.

 

Quatro áreas principais estão em relevo:

1.1. Influências, transferências e recontextualização de ideias e práticas nas políticas educativas globais

Esta área tem como rationale a resposta às questões da influência, transferência e recontextualização das políticas educativas no âmbito dos processos de cooperação internacional, com foco nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (cooperação Norte-Norte, Sul-Sul). A investigação incide nos desequilíbrios da relação doador-recipiente, especialmente nos pequenos estados e em estados afetados por crises prolongadas. Pretende-se dar particular relevância também ao papel da sociedade civil, ao direito à educação e às problemáticas da privatização da educação em diferentes contextos.

 

1.2. Educação, conflito e construção da Paz

Esta área explora a relação entre educação, conflito e fragilidade, assim como o papel dos sistemas educativos na construção da paz e reconciliação. A investigação será conduzida em contextos afetados por conflitos com foco nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e noutros contextos em situação de conflito e pós-conflito. Também investiga como as abordagens de educação com sensibilidade aos conflitos foram integradas nas reformas educativas adotadas por estados afetados por crises.

 

1.3. Formação de professores, currículo e conhecimento endógeno

A investigação nesta área temática explora a formação e o desenvolvimento profissional de professores no quadro da cooperação, com foco nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Visa uma maior compreensão sobre a adequabilidade das intervenções da cooperação internacional na formação de professores (ex. ensino das línguas e ciências na África Lusófona). Procura ainda compreender como os modelos exportados se alinham com os sistemas educativos e o contexto local, tendo em conta os desafios atuais para a qualidade e equidade da educação no âmbito do ODS 4.

 

1.4. Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global

O objetivo desta temática é o de debater a complexidade do mundo em que vivemos e o papel que nós – enquanto indivíduos e sociedade – podemos desempenhar para transformar o mundo num lugar mais justo e sustentável para todos. Para este fim, outras vozes serão tidas em conta provenientes da África e da América Latina. A área temática centra-se no Projeto de Educação para o Desenvolvimento – Sinergias ED. Pretende-se fortalecer a ligação entre investigação e ação em ED em Portugal, no sentido de responder à escassa investigação em Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global (ED/ECG). Também é seu objetivo juntar dois mundos diferentes em torno das questões de ED/ECG.: a Academia e a Sociedade Civil.

Projeto Nº | POCI-01-0145-FEDER-046045; LISBOA-01-0145-FEDER-046045
Designação do projeto | CIDADESUST: Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | Lisboa, Norte e Centro
Entidade beneficiaria | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.; | INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência; Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto; Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP); Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Aveiro; Centro de Estudos Sociais (CES); Universidade de Coimbra; Universidade de Évora; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade do Minho
Data de aprovação | 11/02/2020
Data de início | 01/01/2020
Data de conclusão | 31/12/2022
Custo total elegível | 10.073.465,22 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 8.537.212,31 EUR
Apoio financeiro público nacional | OE 1.536.252,91 EUR
Objetivos, descrição do projeto, atividades e resultados esperados
O ODS 11, Tornar as Cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, constituiu um projeto de grande relevância internacional e nacional, cujo principal objetivo consistiu em encontrar soluções inovadoras de base científica que garantam sustentabilidade através das cidades.
Este projeto, marcado por elevada abrangência e transversalidade, envolveu uma grande variedade de linhas investigação, em áreas muito diversas, mas complementares, sendo de registar contribuições muito relevantes provenientes da área da Arquitetura, de diferentes ramos da Engenharia, da Medicina, do Desporto, das Letras e Ciências Socias, dos Estudos Africanos, etc., e de múltiplas instituições do mundo universitário e politécnico.
Os resultados científicos atingidos são, não apenas muito numerosos, mas também de enorme riqueza e multidisciplinaridade, excedendo mesmo as elevadas expectativas iniciais.

Apoio

Unidade I&D integrada no projeto com referência UIDB/00495/2020 (DOI 10.54499/UIDB/00495/2020) e UIDP/00495/2020.

 

Contactos

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt