Franclim Pereira

Nome: Franclim Manuel Barbosa Moreira Pereira 

Nacionalidade: Portuguesa
E-mail: frankleather (arroba) yahoo.com

Graus Académicos (último): mestrado

Ano de conclusão do grau académico (último): 2005

Vínculo Profissional: professor do 3º CEB

  

% de afetação à unidade: 0.10

Principal área científica no âmbito do CEAUP: Herança muçulmana ibérica

Outras áreas científicas:  artes do couro

Projetos em curso no âmbito do CEAUP:

Principais publicações

  • The Charola de Tomar: early 16th century mould-embossed gilt leather, glued to stone walls. Stroke-up-Trent: Archeological Leather Group, 43 (March 2016), págs. 14-16.

  • Artistic leatherwork and the Portuguese seafaring (Part I): gilt leather in India, Japan, Brazil and Africa. Stroke-up-Trent: Archeological Leather Group, 45 (March 2017), págs. 16-18.

  • Artistic leatherwork and Portuguese seafaring: (Part II) Carved upholstery. Stroke-up-Trent: Archeological Leather Group, 46 (September 2017), págs. 6-10.

  • Le cuir dans la Péninsule Ibérique: réseaux commerciaux et de cultures – In  Actas do seminário internacional “Travail et commerce du cuir au Moyen Âge (XIIIe-XVIe siècles) - 25 Octobre 2019”.  - Centre de Recherches sur le Commerce International Médiéval / CRECIM  - Troyes - França. 2021, págs. 46-51.

  • Farid Belkahia (1934-2014) – a contemporary leather artist from Morocco. In “Leather Artisan”,178 (June 2021), págs. 4-8.

  • Shopping gilt leather in Cordoba in the 16th century. In “Leather Artisan”, 180 (December 2021), págs. 16-19.

  • “As manufacturas do al-Andalus excedem as de qualquer país do mundo” – curtumes, selas, adargas, estéticas em trânsito. Arqueologia Medieval. Mértola: Campo Arqueológico de Mértola. 13 (Outubro 2018), págs. 197-201.

  •  De Córdoba para Portugal: el comercio de guadamecíes en el siglo XVI. Lisboa: Chiado Editora, 2017.

  • Pele com Pele: Transfiguração & Transcendência / Skin with Skin: Transfiguration & Transcendence (co-autoria com Ana Caldas). Lisboa: Chiado Editora, 2017.

  • Artes do couro no Medievo Peninsular – Parte 1: aljavas de Granada. Al-Madam. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 22, tomo 3 (Janeiro 2019), págs. 119-128.

  • Ofícios do couro na Lisboa medieval (com prefácio de Cláudio Torres) (2009). Lisboa: Ed. Prefácio, 2009.

  • Um documento da Inquisição de Lisboa, de 1610 (com prefácio de Vitor Serrão). Lisboa: Ed. Prefácio, 2009.

  • Guerra Junqueiro e os couros artísticos – as cadeiras lavradas e os guadamecis da Fundação e da Casa-Museu. Oeiras: Mazu Press 2021.

     

     



 

 

 

Apoio

Unidade I&D integrada no projeto com referência UIDB/00495/2020 e UIDP/00495/2020.

 

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