Índice:
-
Índice
Apresentação da Série Histórias Missionárias - 7
-
Prefácio – Débil entre os débeis - 9
-
I. Estudos
Introdução diário Padre Castellari - 21 -
II. Documentos
1. “Deboli tra deboli” – Memórias de um Missionário em
Moçambique. 1964-2005 - 29
2. Fotos - 177 -
III. Materiais de apoio
1. Mapas - 187
2. Glossário - 189
3. Bibliografia - 193
4. Índice toponimico - 195
Prefácio
Débil entre os Débeis
A trajectória missionária em Moçambique entre 1963 e 2009 do Padre Graciano Castellari, um comboniano italiano, mais que uma história de vida, a vida dum missionário, é uma espantosa aventura inserida numa fase
crucial da História daquele país, desde a época colonial ao fim da guerra pós-independência, simultaneamente um relato que nos atira para uma reflexão profunda sobre a essência do Homem, Deus, a religião, a paz, a vida, acima de tudo é um maravilhoso hino à vida e ao Humanismo cristão.
[...]
A vida e obra fantásticas do P. Catellari integram-se na perfeição no projecto hodierno do Papa Francisco:
“A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos baptizados. O tempo é de lançar mãos à construção de um Mundo mais justo e humano e de uma igreja pobre, mas forte para todos, especialmente para os excluídos, capaz de uma verdadeira inculturação da fé.”
Ao prazer duma leitura tão rica no seu conteúdo de humanismo cristão junta-se a reflexão pessoal sobre quem somos e qual o nosso papel no quotidiano do mundo em que vivemos.
Elvira Azevedo Mea
Introdução ao diário do Padre Castellari
Os estudos das trajetorias de vida e os campos de possibilidades que os agentes historicos se deparam, tornaram-se novamente um campo riquissimo de possibilidades para os historiadores do tempo presente, convidados agora mais do que nunca, a pesquisarem espaços e experiências históricas do mundo contemporâneo. No que concerne aos estudos africanos, os depoimentos orais, correspondencias privadas, diários, tornaram-se corpus documentais ímpares para o estudo dos processos de construçao das nações africanas, evidenciando a riqueza da complexidade das questões religiosas, culturais e políticas.
[...]
As trajetórias do Padre Castellari e seu relato inédito são uma fonte histórica de grande riqueza e singularidade que nos permite mergulhar nas profundezas das lutas da construção da nação moçambicana, da ressignificação da presença da Igreja na África à luz das lutas de libertação nacional e nos apresenta trajetórias de vidas de missionários, que viveram sua infância na Segunda Guerra Mundial, e que nos brindaram com uma forma muito particular e original de desenvolverem a Igreja Católica local em Moçambique.
Junto com isso, emerge na bela e instigante narrativa, o próprio Castellari e sua rica e complexa trajetória de vida e de religioso, junto com os moçambicanos e sua história.
Vamos então a este rico e inédito relato, história de vida, de missão e dos moçambicanos.
Patricia Teixeira Santos